Paço da Torre - Portugal
Slide background
Slide background
Slide background

O Que Fazer… Usando O Carro

Realização dos percursos da Penoita e o das Torres

Visita à Reserva botânica de Cambarinho (27 kms)

Localiza-se ainda no concelho de Vouzela, mas já na encosta norte da Serra do Caramulo, tendo como espécie dominante o Loendro, que floresce de Maio a Julho, formando manchas enormes de cor púrpura e verde. Belíssimo, a não perder! (subindo a serra mais 6 kms chega-se à povoação de Caramulo)

Visita à Mata da Penoita

É um dos ponto natural interessante e belíssimo pela floresta de carvalhos, castanheiros e bétulas, constituindo um ecossistema de elevada importância em termos conservacionistas, no qual existe um parque de merendas, um percurso pedestre e zonas de lazer.

Visita às aldeias típicas serranas do concelho de S. Pedro do Sul

Covas do Monte – Povoação situada num vale profundo e rodeada de escarpas, com pequenas casas em xisto e ruas cobertas por “latadas”. Tem um dos maiores rebanhos comunitários de cabras de país.

Fujaco –  Aldeia com casas de xisto, muitas ainda cobertas de lousa, rodeada por um fértil e húmido vale muito pronunciado.

Manhouce – Tem um valioso espólio arquitetónico, arqueológico, paisagístico, cultural e etnográfico, vivo e bem preservado. Sede do Grupo de Cantares de Manhouce.

Aldeia da Pena – Aninhada num vale profundo e rodeada por escarpas na vertente norte do alto de S. Macário. Casas em xisto de pequenas dimensões.

Veja filmes e imagens destas aldeias e da serra da Arada nos seguintes links: (Aldeias Típicas 1; Aldeias Típicas 2; Aldeias Típicas 3; Aldeias Típicas 4; Aldeias Típicas 5)

Visita à Serra do Caramulo (30 kms)

Destaca-se o Museu do Automóvel, o Caramulinho e as aldeias típicas de Malha Pão, Laceiras e Jueus.

Visita ao Douro (75 kms)

Quarenta e cinco minutos depois iniciar esta viagem, quase sempre realizada no conforto da auto estrada A24, eis que temos à vista os deslumbrantes terraços vinhateiros do Douro, na sua região mais interessante, Lamego, Régua e toda a região que se estende para leste destas localidades ao longo do rio Douro.

O Paço da Torre sugere um dia de passeio bem agradável com partida e chegada a Figueiredo das Donas:

Em alternativa ao comboio, há barcos que partem do Pinhão que fazem pequenas viagens de 2 horas com algum interesse.

Distâncias: Paço da Torre – Pinhão: 100 kms.

Visita a Viseu (20 kms)

Visita a Seia e Gouveia (Serra da Estrela) (65 kms)

© Copyright 2014
Santa Ideia - Digital Marketing